Como ver a aurora boreal pelo Google Maps

Protagonista de mitos e lendas dos povos antigos que viviam nos lugares onde acontece o fenômeno, o show colorido faz parte do sonho de muitos turistas no mundo todo. Se você é uma das pessoas que sonha um dia ver de pertinho a Aurora Boreal, dá uma olhada na lista dos países onde isso é possível!

O que é Aurora Boreal

Um dos espetáculos naturais mais bonitos e admirados do mundo, a Aurora Boreal encanta qualquer pessoa, com o jogo de luzes que ilumina e pinta o branco da neve nas regiões polares durante o inverno.

Resultado de imagem para Como ver a aurora boreal pelo Google Maps

A Aurora Boreal é um fenômeno da natureza que ocorre no polo norte da Terra. Ela resulta do impact dos ventos solares com o campo magnético do planeta. As luzes brilhantes é o que caracterizam essa manifestação da natureza.

1. Aurora Boreal na Noruega

No norte norueguês, a melhor cidade para assistir o espetáculo é Tromso. O céu fica iluminado no final do inverno e início da primavera, garantindo uma visão única, tanto que se tornou a principal atração turística da cidade.

2. Aurora Boreal na Escócia

A Escócia é o país perfeito para quem gosta de construções perdidas em meio a vales verdes. As paisagens também são pintadas pelas auroras boreais, principalmente na Ilha de Skye, nas terras altas do norte, e em Aberdeen. Para acompanhar o espetáculo, porém, é preciso ter sorte, afinal, as luzes aparecem apenas durante as noites claras do inverno escocês, o que é difícil de acontecer.

3. Aurora Boreal no Alasca

Embora o Alasca não seja um país, mas sim um estado norte americano, merece entrar nesta lista por ser um dos destinos mais tradicionais quando o objetivo é viajar para contemplar a aurora boreal, especialmente durante o inverno. O Parque Nacional de Denali é o melhor lugar para encontrar as melhores condições para visualizar o espetáculo.

4. Aurora Boreal na Suécia
Situado na região da Lapônia, o pequeno vilarejo de Abisko, com menos de 150 habitantes, costuma receber centenas de turistas fascinados pelo micro-clima típico do local que o torna o lugar perfeito para admirar diferentes auroras boreais. Durante a ‘alta temporada’, isto é, no inverno, o Parque Nacional de Abisko prepara atrações especiais para os visitantes.

5. Aurora Boreal na Finlândia

Em Luosto e em outras cidades no norte da Finlândia, o céu claro garante um dos melhores momentos diante do fenômeno. A região conta com serviços do Centro de Investigação de Auroras Boreais e muitos estabelecimentos recebem alertas assim que um novo espetáculo está prestes a começar. No lago Inari, um dos maiores do país, a beleza se intensifica, fascinando os turistas.

5. Aurora Boreal na Finlândia

Em Luosto e em outras cidades no norte da Finlândia, o céu claro garante um dos melhores momentos diante do fenômeno. A região conta com serviços do Centro de Investigação de Auroras Boreais e muitos estabelecimentos recebem alertas assim que um novo espetáculo está prestes a começar. No lago Inari, um dos maiores do país, a beleza se intensifica, fascinando os turistas.

6. Aurora Boreal na Rússia

O inverno russo é conhecido como um dos mais rigorosos e intensos do mundo. Mas, além das baixas temperaturas, a estação no país tem muito mais a oferecer. Em Kola, península acima do Círculo Polar Ártico, fica o destino mais procurado pelos turistas que querem ver a Aurora Boreal.

7. Aurora Boreal no Canadá

Graças ao seu tamanho e numerosas áreas naturais, o Canadá conta com diversas opções para acompanhar o show proporcionado pelas auroras boreais. No extremo norte de Quebec, fica os lugares favoritos dos turistas.

8. Aurora Boreal na Groenlândia

O paraíso dos aventureiros, a Groenlândia é também um dos cenários onde ocorre o fenômeno. As cidades que servem como parada para quem quer ver de perto o show de luzes da aurora boreal são Kulusuk e Ammassalik, no sul e no leste do país.

O que é aurora boreal? E aurora austral?

Aurora boreal é um fenômeno óptico visível na região polar do hemisfério norte, proporcionando um verdadeiro show de cores e formas que se movem no céu noturno. O fenômeno também acontece no polo sul, mas, neste caso, é chamado de aurora austral — sendo que ambos são auroras polares.

Esse brilho colorido que chamamos de aurora acontece como consequência da entrada de partículas elétricas, trazidas pelos ventos solares, na atmosfera superior da Terra, atraídas pelo campo magnético do planeta. Essas partículas, provenientes da coroa solar (a camada externa do Sol), podem ser elétrons e prótons, mas também podem ser subpartículas, como os neutrinos.

Tagged : / / /

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *